Conecte-se conosco

JAÚ

Santa Casa de Jahu ganha mais 10 leitos de UTI contra Covid-19

Foto: Luiz Carlos de Oliveira/ Comunicação Santa Casa Jahu

Começaram a funcionar nesta segunda-feira, 22 de junho, os dez novos leitos de UTI da Santa Casa de Jahu. Os leitos SUS são destinados exclusivamente a casos de pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19.

A autorização, dada pelo Ministério da Saúde, foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (15). Ela tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogada, conforme o estágio da doença.

As vagas serão preenchidas pela Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross) e são voltadas para pacientes de Jahu e região.

Com a habilitação, a Santa Casa passa a contar com 28 leitos de UTI Covid. Além dos 10 credenciados, existem outros 10 destinados à população de Jahu (convênio firmado com a Prefeitura) e mais oito para pacientes de Planos de Saúde.

Continue lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JAÚ

Hemonúcleo e OAB-Jaú realizam campanha de doação de sangue

Ação ocorre nos dias 23 e 25 de junho na Casa do Advogado; profissionais podem agendar diretamente na OAB

O Hemonúcleo Regional de Jaú participa nos dias 23 e 25 de junho de campanha de doação de sangue promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Jaú. O evento será na Casa do Advogado, a partir das 16 horas.

A advogada e diretora secretária-geral da OAB-Jaú, Bruna Gimenes Christianini de Abreu Pinho, conta que a ação foi organizada após o colega Cristiano Madella Tavares manifestar a vontade de ajudar. A partir disso, a OAB entrou em contato com os profissionais cadastrados de toda a região. “Conseguimos mais de 100 inscritos para doação. Sabemos que a unidade está sempre precisando, ainda mais agora em tempos de pandemia.”

Os estoques de sangue e plaquetas tendem a cair nos meses mais frios, quando há maior incidência de pessoas com infecções virais, o que impossibilita a doação. Neste ano, a situação é ainda mais grave por conta da pandemia do Coronavírus (COVID-19).  O coordenador do Hemonúcleo, Marcos Mauad, lembra que a unidade atende outros dez hospitais da região e as bolsas de sangue são usadas para diferentes tratamentos como cirrose, anemia aguda, leucemia, em vítimas de acidentes de trânsito ou pessoas submetidas a grandes cirurgias. “Neste sentido, temos que ter esse material pronto na geladeira para uso. Não pode faltar”, destaca.

De acordo com a advogada, a ideia é que a campanha continue nos próximos anos. “Queremos ajudar a salvar vidas, demonstrar empatia aos que estão em situação de vulnerabilidade em tempos de pandemia”, completa Bruna.

Assim como as doações no Hemonúcleo, é necessário agendar a doação para a campanha. Os advogados que quiserem participar e que ainda não se inscreveram podem entrar em contato com a OAB pelo telefone (14) 3626-5135.

SERVIÇO
Campanha de Doação de Sangue OAB Jaú
Dias 23 e 25 de junho, a partir das 16h
Telefone para agendamento: (14) 3626-5135
Casa do Advogado de Jaú (Av. Rodolpho Magnani, 295, Chácara Peccioli)

Continue lendo

JAÚ

Jaú já soma 343 casos confirmados de coronavírus

Nas últimas 24 horas, foram confirmados cinco novos casos de coronavírus em Jaú, além de 70 novos suspeitos, seis curados e 17 casos descartados de ontem para hoje. No total, já são 343 casos confirmados da doença na cidade, dos quais, dez resultaram em mortes.

 

Continue lendo

CULTURA E LAZER E DIVERSÃO

Secretaria de Cultura e Turismo realiza oficinas online

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza no mês de julho, em parceria com as Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, por meio do Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura -, diversas oficinas com os mais variados temas.

“A Secretaria de Cultura e Turismo nesses últimos anos se empenhou em realizar diversas parcerias, sendo que, uma delas, é com as Oficinas Culturais do Estado de São Paulo por meio da Poiesis. A cidade já recebeu oficinas dos mais variados temas:  Hip Hop, Literatura, Patrimônio Histórico, Fotografia, Gestão Cultural e Economia Criativa, sempre com ótimos oficineiros e com excelente conteúdo. Nesse momento de isolamento social, essa parceria permanece em território digital. São oficinas em diversas áreas para você fazer na sua casa. É momento de aproveitar a quarentena e aprender algo novo! Arte e Cultura também são importantes”, ressalta a secretária de Cultura e Turismo, Carolina Panini.

 

* POSSO TE INDICAR UM CONTO? – CLUBE DE LEITURA

DATAS DOS ENCONTROS: 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de julho

HORÁRIO: das 17h às 19h

Indicação: 16 anos.

50 vagas.

Os participantes desta oficina serão convidados à leitura de contos clássicos e contemporâneos brasileiros, com breve exposição sobre os autores e sua obra, seguido de bate-papo sobre impressões de leitura.

Inscrições até 27/6 no link https://forms.gle/iDNZqzfyRhx3Q8iN7

____________________________________________________________________________

* WORKSHOP: INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA CRIATIVA (ONLINE)

Coordenação: Melissa Szymanski

7 a 16/7 – terças e quintas-feiras – 14h às 16h

A oficina visa mostrar o quão importante é aprender os pilares da fotografia e entender o percurso da luz, para estimular maior consciência no ato de fotografar. Será estudado o modo manual, com ênfase em câmeras SLR, DSLR e semiprofissionais explorando ISO, diferenças entre negativo e positivo, tipos e tamanhos de arquivos na câmera digital, velocidade do obturador, distância focal, abertura do diafragma e fotometria. 16 anos. 50 vagas.

Inscrições até 28/6 no link https://forms.gle/MZGNNk5L2fRfeZaL7
____________________________________________________________________________

* OFICINA: DANÇAR A DOIS, ABRIR ESPAÇOS E CONSTRUIR CAMINHOS (ONLINE)
Coordenação: Ronaldo Mota

3 a 31/7 – sextas-feiras – a partir das 18h (no Youtube)

A oficina de dança de salão propõe um exercício do desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, utilizando-se de princípio da técnica Klauss Vianna de despertar e conhecer o corpo para a dança a dois. 16 anos. 80 vagas.

Inscrições até 1/7 no link https://forms.gle/8RQoHGpkdbfhRjrs9

____________________________________________________________________________

* OFICINA: ARTES E ESTÉTICAS AFRO-BRASILEIRAS (ONLINE)

Coordenação: Luciara Ribeiro

13 a 17/7 – segunda, quarta e sexta-feira – 14h às 16h

A oficina visa introduzir o estudo das artes e das estéticas afro-brasileiras, através de leituras e análises de obras e autores emblemáticas, de diferentes temporalidades, linguagens e contextos. 16 anos. 50 vagas.

Inscrições até 3/7 no link https://forms.gle/QikCBxhGjYY8RHAV6

____________________________________________________________________________

* OFICINA DE PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO (ONLINE)

Coordenação: Mário de Almeida

13 a 29/7 – segundas e quartas-feiras – os quatro primeiro encontros estarão disponíveis no Youtube a partir das 17h. O último encontro, na quarta-feira dia 29/7, será ao vivo às 17h.

O diretor Mário de Almeida introduz os espectadores à linguagem documental e apresenta formas de se produzir documentários com baixíssimo orçamento e poucos recursos técnicos, abordando principalmente as questões de âmbito criativo, desde a
preparação das filmagens até a edição do documentário.

Inscrições até 10/7 pelo link https://forms.gle/cjt1y2vBGuQDCyfs7

____________________________________________________________________________

* OFICINA DE APRECIAÇÃO MUSICAL: MÚSICA FOLCLÓRICA SUL-AMERICANA (ONLINE)

Coordenação: Marcos Matturro

14 a 28/7 – terças e quintas-feiras – os quatro primeiro encontros estarão disponíveis no Youtube a partir das 17h. O último encontro, na terça-feira dia 28/7, será ao vivo às 17h.

Serão abordados os seguintes gêneros: Candombe (Uruguai), Zamba (Argentina), Milonga (Argentina, Uruguai e Brasil) e Bambuco (Colômbia), através da produção musical de seus principais expoentes, sua retrospectiva histórica e características fundamentais que os identificam. 16 anos. 80 vagas.

Inscrições até 10/7 pelo link: https://forms.gle/Gf6SYKgnYfdGY8hD9

____________________________________________________________________________

* OFICINA: INTRODUÇÃO À TEORIA QUEER E OS SEUS MANIFESTOS (ONLINE)

Coordenação: Rafael Leopoldo e Sara Wagner York

22 a 30/7 – quartas e quintas-feiras – 14h às 16h

Os participantes desta oficina serão introduzidos ao pensamento Queer, através do conceito de manifesto enquanto gênero literário e dos manifestos produzidos pela própria teoria queer. 18 anos. 45 vagas.

Inscrições até 10/7 no link https://forms.gle/dQ3zEuotBC2DvArp9

Continue lendo

Mais lidas

Folha Um - Todos os direitos reservados.