Conecte-se conosco

CULTURA E LAZER E DIVERSÃO

Jahu 167 anos: programação do aniversário da cidade ocorre em território digital

Jaú: Foto Divulgação

A Prefeitura de Jahu, por meio das secretarias de Cultura e Turismo, promove nessa quinta, sexta-feira e sábado (13, 14  e 15 de agosto) extensa programação em comemoração aos 167 anos do Município, que esse ano ocorre em território digital devido a pandemia do COVID-19.

“A proposta é uma programação cultural diversificada embasada no conceito do “Fique em Casa!”. Além disso, pensamos em valorizar os nossos artistas e a história da cidade. Vale lembrar que a Arte e a Cultura exercem um papel fundamental na reconstrução social pós momentos de crise. Construímos essa programação para alegrar a nossa população, que tem passado por momentos difíceis por conta da pandemia do Coronavírus. Juntos teremos mais força para superar esse momento”, afirma a secretária de Cultura e Turismo, Carolina Panini.

Na quinta-feira (13/08), a programação tem início às 18h, com o ícone da música jahuense Carlão Francisquini Stands, com músicas instrumentais e clássicos da bossa nova e MPB. Carlão se apresenta na noite há quase 45 anos, e faz parte da história da música em nossa cidade. Já às 19h30, o Trio Aroeira e os artistas convidados Camila Monteiro, Lê Ferreira e Teresa Mota realizam apresentação musical. Na sequência, mais especificamente às 21h, o Grupo Necropollis, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, realiza nesta quinta intervenção cênica “Uma noite no Museu”, no qual o diretor do Museu Fábio Grossi dos Santos guiará o público. Durante o caminho, os visitantes se depararão com personagens que fizeram parte da história e desenvolvimento de nossa cidade.

Na sexta-feira (14/08), às 10h30, o historiador e diretor do Museu Municipal, Fábio Grossi,   conduz um Passeio Patrimonial pelo Centro Histórico de Jahu, mostrando algumas curiosidades da nossa arquitetura. Às 11h30, será exibido um vídeo dos professores da Educação Infantil da Secretaria de Educação, com objetivo de amenizar a saudade dos seus alunos. O vídeo narra vários pontos importantes da história nossa cidade. A partir das 19h, a dupla Adriano Milani e Betinho Padrenosso faz uma seleção de MPB, Reggae e Pop Rock variado. Os músicos, na estrada há 30 anos, estarão acompanhados por Fábio Saffi e Alexandre Therty. Às 20h30, a Banda Barulhinho Bom apresenta sambas eternos e imortais. Fundada em junho de 2004, a banda iniciou suas apresentações com três integrantes. Atualmente é composta por sete integrantes, e aproveita a musicalidade e diversidade para mesclar samba raiz, samba rock e MPB samba, criando um estilo e uma assinatura própria. Às 22h, a Banda Matahare executa clássicos do rock nacional e internacional. A Matahare completou 28 anos em cima do palco, e é uma das bandas mais longevas em  atividade de Jahu. Paulo Pin, PC, Norberto Rock n´Roll e Gigão executarão clássicos do rock nacional dos anos 80, clássicos do rock mundial dos anos 60, 70 e 80, o Reggae de Marley e Peter Tosh e os sons próprios da banda e do vocalista Paulo Pin.

No dia 15/08 (sàbado), das 10h às 16h, o Fundo Social de Solidariedade, juntamente com a Tv Tem, realiza um Drive Thru solidário. O objetivo é arrecadar alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, além de  ração para cães e gatos para ajudar pessoas carentes com doação de alimentos. O evento acontece no Ginásio “Dr. Flávio de Mello”. “Solidariedade também é uma característica do povo jahuense. Nesse dia, nada melhor do que celebrar ajudando o próximo”, reforça a secretária de Cultura e Turismo.

Nos últimos dois anos, a Secretaria de Cultura e Turismo realizou desfile cívico de aniversário da cidade: em 2018, o evento aconteceu no Jardim Padre Augusto Sani, e em 2019 o desfile cívico comemorou, além do aniversário do Município, os 40 anos Do bairro Jorge Atalla.

Em 2020, devido à pandemia do Coronavírus, a programação ocorre totalmente em território digital. Toda a programação será transmitida online por meio da página do Facebook da Secretaria de Cultura e Turismo.

 

SERVIÇO

PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE JAHU

JAHU 167 ANOS

 

DIA 13 (quinta-feira)

18h – Carlão Francisquini  –

19h30 – Trio Aroeira Trio Aroeira com convidados – Camila / Lê Ferreira /  Teresa Mota

21h  – Uma Noite no Museu

DIA 14 (sexta-feira)

10h30- Passeio patrimonial no centro histórico

11h30 –  Vídeo dos professores da Educação Infantil da Secretaria de Educação

19h- Apresentacão de Adriano Milani, Betinho Padrenosso, Alexandre Therty e Fábio Saffi

20h30 – Banda Barulhinho Bom

22h – Banda Matahare

 

DIA 15 (sábado)

Drive Thru solidário

Das 10h às 16h

Ginásio “Dr. Flávio de Mello”

Arrecadação de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, além de  ração para cães e gatos

 

Toda a programação será transmitida online por meio da página do Facebook da Secretaria de Cultura e Turismo

https://www.facebook.com/culturajahu/

Continue lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CULTURA E LAZER E DIVERSÃO

Secretaria de Cultura e Turismo realiza oficinas online

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza no mês de julho, em parceria com as Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, por meio do Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura -, diversas oficinas com os mais variados temas.

“A Secretaria de Cultura e Turismo nesses últimos anos se empenhou em realizar diversas parcerias, sendo que, uma delas, é com as Oficinas Culturais do Estado de São Paulo por meio da Poiesis. A cidade já recebeu oficinas dos mais variados temas:  Hip Hop, Literatura, Patrimônio Histórico, Fotografia, Gestão Cultural e Economia Criativa, sempre com ótimos oficineiros e com excelente conteúdo. Nesse momento de isolamento social, essa parceria permanece em território digital. São oficinas em diversas áreas para você fazer na sua casa. É momento de aproveitar a quarentena e aprender algo novo! Arte e Cultura também são importantes”, ressalta a secretária de Cultura e Turismo, Carolina Panini.

 

* POSSO TE INDICAR UM CONTO? – CLUBE DE LEITURA

DATAS DOS ENCONTROS: 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de julho

HORÁRIO: das 17h às 19h

Indicação: 16 anos.

50 vagas.

Os participantes desta oficina serão convidados à leitura de contos clássicos e contemporâneos brasileiros, com breve exposição sobre os autores e sua obra, seguido de bate-papo sobre impressões de leitura.

Inscrições até 27/6 no link https://forms.gle/iDNZqzfyRhx3Q8iN7

____________________________________________________________________________

* WORKSHOP: INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA CRIATIVA (ONLINE)

Coordenação: Melissa Szymanski

7 a 16/7 – terças e quintas-feiras – 14h às 16h

A oficina visa mostrar o quão importante é aprender os pilares da fotografia e entender o percurso da luz, para estimular maior consciência no ato de fotografar. Será estudado o modo manual, com ênfase em câmeras SLR, DSLR e semiprofissionais explorando ISO, diferenças entre negativo e positivo, tipos e tamanhos de arquivos na câmera digital, velocidade do obturador, distância focal, abertura do diafragma e fotometria. 16 anos. 50 vagas.

Inscrições até 28/6 no link https://forms.gle/MZGNNk5L2fRfeZaL7
____________________________________________________________________________

* OFICINA: DANÇAR A DOIS, ABRIR ESPAÇOS E CONSTRUIR CAMINHOS (ONLINE)
Coordenação: Ronaldo Mota

3 a 31/7 – sextas-feiras – a partir das 18h (no Youtube)

A oficina de dança de salão propõe um exercício do desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, utilizando-se de princípio da técnica Klauss Vianna de despertar e conhecer o corpo para a dança a dois. 16 anos. 80 vagas.

Inscrições até 1/7 no link https://forms.gle/8RQoHGpkdbfhRjrs9

____________________________________________________________________________

* OFICINA: ARTES E ESTÉTICAS AFRO-BRASILEIRAS (ONLINE)

Coordenação: Luciara Ribeiro

13 a 17/7 – segunda, quarta e sexta-feira – 14h às 16h

A oficina visa introduzir o estudo das artes e das estéticas afro-brasileiras, através de leituras e análises de obras e autores emblemáticas, de diferentes temporalidades, linguagens e contextos. 16 anos. 50 vagas.

Inscrições até 3/7 no link https://forms.gle/QikCBxhGjYY8RHAV6

____________________________________________________________________________

* OFICINA DE PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO (ONLINE)

Coordenação: Mário de Almeida

13 a 29/7 – segundas e quartas-feiras – os quatro primeiro encontros estarão disponíveis no Youtube a partir das 17h. O último encontro, na quarta-feira dia 29/7, será ao vivo às 17h.

O diretor Mário de Almeida introduz os espectadores à linguagem documental e apresenta formas de se produzir documentários com baixíssimo orçamento e poucos recursos técnicos, abordando principalmente as questões de âmbito criativo, desde a
preparação das filmagens até a edição do documentário.

Inscrições até 10/7 pelo link https://forms.gle/cjt1y2vBGuQDCyfs7

____________________________________________________________________________

* OFICINA DE APRECIAÇÃO MUSICAL: MÚSICA FOLCLÓRICA SUL-AMERICANA (ONLINE)

Coordenação: Marcos Matturro

14 a 28/7 – terças e quintas-feiras – os quatro primeiro encontros estarão disponíveis no Youtube a partir das 17h. O último encontro, na terça-feira dia 28/7, será ao vivo às 17h.

Serão abordados os seguintes gêneros: Candombe (Uruguai), Zamba (Argentina), Milonga (Argentina, Uruguai e Brasil) e Bambuco (Colômbia), através da produção musical de seus principais expoentes, sua retrospectiva histórica e características fundamentais que os identificam. 16 anos. 80 vagas.

Inscrições até 10/7 pelo link: https://forms.gle/Gf6SYKgnYfdGY8hD9

____________________________________________________________________________

* OFICINA: INTRODUÇÃO À TEORIA QUEER E OS SEUS MANIFESTOS (ONLINE)

Coordenação: Rafael Leopoldo e Sara Wagner York

22 a 30/7 – quartas e quintas-feiras – 14h às 16h

Os participantes desta oficina serão introduzidos ao pensamento Queer, através do conceito de manifesto enquanto gênero literário e dos manifestos produzidos pela própria teoria queer. 18 anos. 45 vagas.

Inscrições até 10/7 no link https://forms.gle/dQ3zEuotBC2DvArp9

Continue lendo

Mais lidas

Folha Um - Todos os direitos reservados.