Acaba de ser publicada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a nova nominata do PODEMOS em Jaú, provocando mais uma reviravolta na política jauense e em pleno período de convenções partidárias.
O partido, que desde julho do ano passado era comandado pelo advogado Luis Vicente Federici, e que incorporou o PHS, partido que àquela época era presidido pelo médico e também pré-candidato Dr. Paulo de Tarso, agora retorna ao grupo do médico, sob o comando da mulher dele, Eliana Chiode. Caberá à Eliana, juntamente com os demais membros da nova Executiva, conduzir as convenções do Podemos em Jaú, que devem acontecer até o próximo dia 16 de setembro, em data ainda a ser definida.
A nova nominata, com vigência até o fim do ano que vem, é um banho de água fria para o grupo ligado ao prefeito Rafael Agostini (PSB), uma vez que Luis Vicente Federici é amigo pessoal do atual prefeito. A destituição do advogado e a nomeação da esposa do Dr. Paulo de Tarso acontece uma semana após Federici anunciar nas redes sociais a desistência de sua candidatura a prefeito de Jaú. Com sua desistência, a Executiva Nacional teria entendido que houve rompimento de acordo feito ano passado, em que o grupo ligado ao prefeito Rafael Agostini se comprometeu perante à presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, e o presidente estadual, Mário Covas Neto, a lançar candidatura própria nas eleições de novembro.
Outra preocupação do grupo de Agostini é quanto ao futuro dos atuais parlamentares jauenses da legenda. Na janela partidária de abril, o vereador Wagner Brasil de Barros deixou o PROS e passou para o Podemos, que já contava com o vereador Guto Machado. Este, já havia anunciado que não seria mais candidato a vereador este ano, ao passo que Wagner Brasil dava sua candidatura à Câmara como certa. Agora, Brasil vê sua campanha ameaçada, o mesmo acontecendo com outros pré-candidatos que o Podemos teria.
Compõem a nova diretoria executiva do Podemos-Jaú:
Presidente – Eliana Célia Bergamaschi Chiode
Vice-presidente – Giovanni Humberto Filippi
Secretário-Geral – Luciana Cristina Granai Gonçalves
Tesoureiro – Antonio Donizeti Munhoz
Primeiro Vogal – Domingos Roberto Zani Poyo
Federici x Dr. Paulo
Em entrevista exclusiva ao jornal Folha Um do dia 14 de novembro/2019, Federici, então presidente do Podemos, informou que “estava disposto a dialogar com Dr. Paulo de Tarso e, inclusive, aceitar a candidatura dele a vereador pelo Podemos”. Federici também foi taxativo ao declarar que ele, Federici, era o “possível candidato a prefeito pelo Podemos, e que Dr. Paulo estava convidado a apoiá-lo”.
Já, Dr. Paulo, também em entrevista exclusiva ao Folha Um ano passado, afirmou que “não guardava qualquer relação de afinidade com a diretoria municipal”, então presidida por Federici. Na “queda de braço”, o grupo ligado ao atual prefeito, Rafael Agostini, levou a pior.
Dr. Paulo de Tarso
Luis Vicente Federici