A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Educação, informa que não irá retomar as atividades escolares presenciais no próximo dia 08 de setembro (terça-feira). A decisão foi tomada de acordo com as informações e orientações técnicas, científicas e médicas da Secretaria de Saúde do município, objetivando zelar e garantir pela saúde, segurança e vida dos alunos, familiares, professores, funcionários e comunidade escolar em geral. É o que diz o comunicado da Prefeitura, enviado por email nesta quarta-feira.
A Secretaria de Educação entende que “o momento ainda é de cautela e inspira cuidados, para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), pois a reabertura das escolas, ainda que parcialmente, aumentaria o fluxo de circulação de pessoas expostas à contaminação, além de provocar possíveis aglomerações em horários de pico da mobilidade urbana”.
“Vale ressaltar – segundo o comunicado – que existe uma preocupação com a saúde dos alunos e seus familiares pois, como comprovado por estudos, as crianças são propagadoras do Coronavírus e na maior parte das vezes são assintomáticas. Além disso, existe uma grande parcela de alunos que moram com os avós. Estamos em momento de estabilização dos casos na cidade portanto é prematuro pensar na volta neste momento. Esclarecemos que a manutenção da suspensão das atividades escolares presenciais é válida para as redes de ensino municipal, estadual e particular, ou seja, nenhuma escola poderá retornar a atender alunos neste momento”.
Ainda de acordo com referida Secretaria, “o governo estadual autorizou a reabertura parcial das escolas, com atividades de reforço pedagógico e acolhimento dos alunos, no entanto ressaltamos que o município possui autonomia para legislar sobre o assunto, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal proferida em abril deste ano. Embora esteja dentro dos requisitos exigidos pelo governo estadual para o atendimento de um percentual de alunos nas escolas, o município enfatiza que adotará medidas de retorno às aulas presenciais apenas quando houver uma diminuição consistente dos casos de Covid-19 na população jauense”.