Conecte-se conosco

EDUCAÇÃO

Escolas de Jaú continuarão sem aulas presenciais por tempo indeterminado

Foto: Arquivo

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Educação, informa que não irá retomar as atividades escolares presenciais no próximo dia 08 de setembro (terça-feira). A decisão foi tomada de acordo com as informações e orientações técnicas, científicas e médicas da Secretaria de Saúde do município, objetivando zelar e garantir pela saúde, segurança e vida dos alunos, familiares, professores, funcionários e comunidade escolar em geral. É o que diz o comunicado da Prefeitura, enviado por email nesta quarta-feira.

A Secretaria de Educação entende que “o momento ainda é de cautela e inspira cuidados, para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), pois a reabertura das escolas, ainda que parcialmente, aumentaria o fluxo de circulação de pessoas expostas à contaminação, além de provocar possíveis aglomerações em horários de pico da mobilidade urbana”.

“Vale ressaltar – segundo o comunicado –  que existe uma preocupação com a saúde dos alunos e seus familiares pois, como comprovado por estudos, as crianças são propagadoras do Coronavírus e na maior parte das vezes são assintomáticas. Além disso, existe uma grande parcela de alunos que moram com os avós. Estamos em momento de estabilização dos casos na cidade portanto é prematuro pensar na volta neste momento. Esclarecemos que a manutenção da suspensão das atividades escolares presenciais é válida para as redes de ensino municipal, estadual e particular, ou seja, nenhuma escola poderá retornar a atender alunos neste momento”.

Ainda de acordo com referida Secretaria, “o governo estadual autorizou a reabertura parcial das escolas, com atividades de reforço pedagógico e acolhimento dos alunos, no entanto ressaltamos que o município possui autonomia para legislar sobre o assunto, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal proferida em abril deste ano. Embora esteja dentro dos requisitos exigidos pelo governo estadual para o atendimento de um percentual de alunos nas escolas, o município enfatiza que adotará medidas de retorno às aulas presenciais apenas quando houver uma diminuição consistente dos casos de Covid-19 na população jauense”.

Continue lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EDUCAÇÃO

Inscrições para Fies e P-Fies iniciam no dia 5 de fevereiro

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Prazo para inscrições segue até 12 de fevereiro

 

As inscrições para o primeiro semestre de 2020 do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) começam no dia 5 de fevereiro e vão até as 23 horas e 59 minutos do dia 12 de fevereiro.

A informação foi publicada no Diário Oficial da União. Os interessados devem acessar o portal do programa.

O programa tem o objetivo de conceder financiamento a estudantes em cursos superiores pagos. O Novo Fies tem como pilares a ampliação do acesso ao ensino superior, a maior transparência para os estudantes e para a sociedade, e a melhoria na governança e na sustentabilidade do Fundo.

O programa é dividido em duas modalidades, diferenciadas por renda e pelo agente financiador. Na primeira, o fundo oferta vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada a estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Nesse caso, os recursos são de bancos privados ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.

Confira abaixo o cronograma completo:

Inscrições: 5 de fevereiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 12 de fevereiro.

Divulgação dos resultados: 26 de fevereiro.

Complementação da Inscrição no Fiesseleção pelos candidatos pré-selecionados na modalidade Fies: 27 de fevereiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 2 de março.

Pré-seleção em lista de espera: 28 de fevereiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 31 de março.

———————————–

AGÊNCIA BRASIL com informações do Ministério da Educação

Continue lendo

Mais lidas

Folha Um - Todos os direitos reservados.