Conecte-se conosco

JAÚ

Borgo quer proibir itens descartáveis de plástico

Vereador José Carlos Borgo - Foto: Divulgação/TV Câmara Jahu

Deu entrada na sessão da Câmara da última segunda-feira, dia 3, e está sob análise nas Comissões o Projeto de Lei do Legislativo nº 1/2020, iniciativa do vereador e presidente do Poder Legislativo José Carlos Borgo (PDT).

Se o projeto for aprovado, ficará proibido o fornecimento de copos, pratos, talheres, agitadores para bebidas e varas para balões de plásticos descartáveis aos clientes de hotéis, restaurantes, bares e padarias, entre outros estabelecimentos comerciais.

As disposições aplicam-se igualmente aos espaços para festas infantis, clubes noturnos, salões de dança, eventos culturais e esportivos de qualquer espécie. Nos espaços para festas infantis, deverão ser oferecidas alternativas seguras, como pratos e copos de papel biodegradáveis.

Em lugar dos produtos de plástico, poderão ser fornecidos outros com a mesma função em materiais biodegradáveis, compostáveis e/ou reutilizáveis, a fim de permitir a reciclagem e impulsionar a transição para uma economia circular.

Se entrar em vigor, quem descumprir a lei ficará sujeito a penalidades que variam de advertência e intimação para cessar a irregularidade até multas de aproximadamente R$ 150 na primeira autuação e R$ 300 na reincidência, além de suspensão de concessão de alvará de funcionamento ao estabelecimento comercial até que se faça cessar a irregularidade, garantida a ampla defesa aos acusados.

De acordo com o vereador Borgo, “o projeto tem o objetivo de incentivar modelos de negócios inovadores, respeitadores do meio ambiente, da saúde humana e animal”.

Ainda segundo a justificativa do documento, “o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia e recicla apenas 1,2% deste plástico, um dos países que menos recicla no mundo, onde a média mundial gira em torno de 9%. Por ano, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico acabam nos mares e oceanos do planeta, sendo que mais de 40% desse total foi usado uma única vez”.

JAÚ

Santa Casa de Jahu ganha mais 10 leitos de UTI contra Covid-19

Foto: Luiz Carlos de Oliveira/ Comunicação Santa Casa Jahu

Começaram a funcionar nesta segunda-feira, 22 de junho, os dez novos leitos de UTI da Santa Casa de Jahu. Os leitos SUS são destinados exclusivamente a casos de pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19.

A autorização, dada pelo Ministério da Saúde, foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (15). Ela tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogada, conforme o estágio da doença.

As vagas serão preenchidas pela Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross) e são voltadas para pacientes de Jahu e região.

Com a habilitação, a Santa Casa passa a contar com 28 leitos de UTI Covid. Além dos 10 credenciados, existem outros 10 destinados à população de Jahu (convênio firmado com a Prefeitura) e mais oito para pacientes de Planos de Saúde.

Continue lendo

JAÚ

Hemonúcleo e OAB-Jaú realizam campanha de doação de sangue

Ação ocorre nos dias 23 e 25 de junho na Casa do Advogado; profissionais podem agendar diretamente na OAB

O Hemonúcleo Regional de Jaú participa nos dias 23 e 25 de junho de campanha de doação de sangue promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Jaú. O evento será na Casa do Advogado, a partir das 16 horas.

A advogada e diretora secretária-geral da OAB-Jaú, Bruna Gimenes Christianini de Abreu Pinho, conta que a ação foi organizada após o colega Cristiano Madella Tavares manifestar a vontade de ajudar. A partir disso, a OAB entrou em contato com os profissionais cadastrados de toda a região. “Conseguimos mais de 100 inscritos para doação. Sabemos que a unidade está sempre precisando, ainda mais agora em tempos de pandemia.”

Os estoques de sangue e plaquetas tendem a cair nos meses mais frios, quando há maior incidência de pessoas com infecções virais, o que impossibilita a doação. Neste ano, a situação é ainda mais grave por conta da pandemia do Coronavírus (COVID-19).  O coordenador do Hemonúcleo, Marcos Mauad, lembra que a unidade atende outros dez hospitais da região e as bolsas de sangue são usadas para diferentes tratamentos como cirrose, anemia aguda, leucemia, em vítimas de acidentes de trânsito ou pessoas submetidas a grandes cirurgias. “Neste sentido, temos que ter esse material pronto na geladeira para uso. Não pode faltar”, destaca.

De acordo com a advogada, a ideia é que a campanha continue nos próximos anos. “Queremos ajudar a salvar vidas, demonstrar empatia aos que estão em situação de vulnerabilidade em tempos de pandemia”, completa Bruna.

Assim como as doações no Hemonúcleo, é necessário agendar a doação para a campanha. Os advogados que quiserem participar e que ainda não se inscreveram podem entrar em contato com a OAB pelo telefone (14) 3626-5135.

SERVIÇO
Campanha de Doação de Sangue OAB Jaú
Dias 23 e 25 de junho, a partir das 16h
Telefone para agendamento: (14) 3626-5135
Casa do Advogado de Jaú (Av. Rodolpho Magnani, 295, Chácara Peccioli)

Continue lendo

JAÚ

Jaú já soma 343 casos confirmados de coronavírus

Nas últimas 24 horas, foram confirmados cinco novos casos de coronavírus em Jaú, além de 70 novos suspeitos, seis curados e 17 casos descartados de ontem para hoje. No total, já são 343 casos confirmados da doença na cidade, dos quais, dez resultaram em mortes.

 

Continue lendo

Mais lidas

Folha Um - Todos os direitos reservados.